quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Carlos Rosado arrasa em plena Rádio nacional de Angola .




Tendências e debate da Rádio nacional de Angola

Antes porem, gostaria de pedir as minhas mais sinceras desculpas aos estimados leitores do meu blog, pelo facto de só agora fazer a postagem desta matéria que já havia prometido a muito. Infelizmente, tive vários problemas para poder ter acesso ao conteúdo áudio. 
Como já era de esperar, o conteúdo foi alterado ou melhor a parte mais picante do debate foi apagada. Evidei um esforço suplementar para que não deixasse os meus créditos em mão alheias, mas foram em vão. Até porque o meu fornecedor não podia fazer muito mais (O impossível)!
Infelizmente, neste dia não estava em casa, e não tive a oportunidade de gravar o programa.  Não é hábito ouvir o mesmo já que normalmente não têm o contraditório, são sempre as mesmas conversas. E como ouvi o Dr. Carlos Rosado (De quem nutro muita estima e consideração a debruçar-se lindamente e de uma forma mais realista e desapaixonada, então deixei a sintonia) 93.5 fm (Rádio Nacional) entra nos meus ouvidos …
O debate foi levado ao ar no pretérito dia 22-09-12 (sábado) e teve como tema "As expectativas e as prioridades do novo governo". Teve como convidados: Dr. Mário Pinto de Andrade (O Magnifico reitor da universidade Lusíada de Angola e membro sénior do Mpla ) ,  O Dr. João Pinto (O Jurista , deputado do Mpla e ….. wherever ) O Dr. Norberto Garcia (responsável da área económica do mpla ) Fiel Constantino ( Economista ) Ismael Bonifácio ( Politólogo ), Dr. Carlos Rosado (Economista e Ex- Comentador da SIC Notícia , e adianta dizer que ele disse que não é membro do mpla e nem simpatiza-se com as politicas do  Mpla ) e Dr.ª  Laurinda Lencastre
Vou tentar redigir o que de mais importante e mais relevante os elementos do painel haviam dito naquele dia, e tentar não ser sensacionalista (Até porque, essa é do grupo daquelas palavras que até são lindas foneticamente, mas na prática uma shit).
Numas das passagens o Dr. Norberto Garcia tentava iludir o auditório dizendo que FMI prevêem um crescimento para Angola de 9, 6 % durante o próximo ano e foi prontamente corrigido pelo Dr. Carlos Rosado Dizendo-lhe que os números que o FMI prevê pra Angola são de 6, 5% e não os 9,5%. Tentou defender-se dizendo que eram só números e que podia ser 9,6 % como 6,5% dava tudo na mesma.
Foi Quando recebeu um puxam de orelha por parte do seu co-partidário e mais velho Dr. Mário Pinto de Andrade dizendo-lhe: Ó Dr. Norberto não pode dizer isso (Asneira) porque para além de comentadores nós somos Pedagogos e não podemos desinformar a população …
Foi a partir deste momento que os nervos começaram a subir a flor da pele, Dr. Norberto e o Dr. João Pinto Pegaram da palavra e começaram a disparar contra O Dr. Carlos Rosado, dizendo que ele era daqueles que ficava no exterior a fazer comentários “ negativos ” sobre Angola e que não reconhecem o trabalho que o Mpla têm feito …
Adianta salientar que no memento em que os dois Doctores do Mpla associavam o Dr. Carlos Rosado, ele tentava responder mais o Moderador (Istanislau Garcia) nunca o deixava intervir …
Para meter panos quentes na conversa, o Dr. Norberto Garcia disse ao Dr. Carlos Rosado: Até no fundo no fundo, sei que você é militante do MPLA e quer realmente ver o pais a crescer….
Veementemente, Dr. Carlos Rosado respondeu: Era bom que soubesses que eu não sou membro do Mpla e nem me simpatizo com o teu partido (Em plena rádio nacional, o Ultimo que havia dito algo idêntico, perdeu o emprego e já nem comenta em rádio nenhuma do país “Zeca Martins”) …
Foi quando o Dr. Norberto Garcia puxou dos galões o seu aprendizado de filosofia e ficou a destratar o Dr. Carlos Rosado com palavras, diga-se em abono da verdade, muito lindas com uma retórica e uma oratória de se lhe tirar o chapéu … Para o gáudio dos Seus co-partidários e dos jornalistas na cabine e arredores (Consegui ouvir).
Depois daquilo que “nós” em jornalismo chamamos de chavão, o Moderador Istanislau Garcia, deu 5 minutos para que cada um dos Doctores convidado a dar o remate final, e foi o remate do Dr Carlos Rosado que mais chamou atenção (E nem é sensacionalismo, não é Atoa que está difícil encontrar as partes finais desse debate nos arquivos da RNA). Ele disse: Gostaria de saudar a RNA por me ter convidado, e dizer só mais uma coisa deviam também convidar elementos da CASA-CE, UNITA, PRS para darem também o seu contributo (Nesta altura o istanislau tentou interromper-lhe dizendo, mas temos aqui o Dr. Carlos.)
E Ele respondeu: Eu não sou de nenhum desses partidos … E disse mais: Vocês têm aqui deputados do Mpla e quase todos os outros participantes são militantes do mpla , deixam o Dr Norberto falar  sem ser interrompido muitos e muitos minutos , assim não dá …
Foi quando então, o Moderador deu por terminado o debate … Achas que acabou? Não!
Surgiu o caricato, Quando o Istanislau (Moderador), Anunciou que o Jornalista Africano Neto, Leria os títulos do jornal de sábado que iria ao ar as 13 h…
E O Jornalista Africano Neto só dizia: Vamos convidar o Dr. Carlos Rosado, a ouvir os planos do governo …. Vamos mostrar ao Dr. Carlos Rosado que…., o Dr Carlos Rosado vai poder acompanhar …. WTF (Jornalista!!!????) . Como se tivesse a fazer o papel de Advogado do “Diabo”.
E assim terminou do debate …

Só publiquei isso, porque aprendi que noticia deve conter ineditismo, e achei que esse debate teve, porque não era rotineiro acontecer isso na nossa RNA…
Infelizmente, o conteúdo áudio que tenho comigo (Alterado apartir da Rna) não tem muita relevância, só por isso não me dei o trabalho de fazer o upload. A questão era somente pra não me gastar os meus míseros Gb que já são muito poucos.
Texto de: Me Myself and I





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem biffs