quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CRÓNICA

-Crónica-
Ao telefone com:
4ª Edição

Analogia
Eleições Angolanas 2012 (Eu Vi)

Alô , primo !!!
Voltaste a ligar???
Quase que nem dormias ne??  Ahahahahah
Ok, vamos ao que de mais importante aconteceu aqui na banda enquanto não falávamos.
Vamos começar pelas eleições como te havia prometido.
Diga??
Não, não, desta vez vou te contar do princípio ao fim, até porque tenho carga suficiente no telemóvel apesar das falhas constantes de luz. Mas não é ainda da falha de luz que vamos falar.
Como??
Ó !!! , Também têm estado a acompanhar esse problema da falta de luz ne??
Ephá , ainda bem ou melhor ainda mal… Mas vamos ainda deixar esse problema de  lado e vamos mbora falar sobre as eleições . Essa cena da luz depois vamos lhe tocar num outro dia.
Meu primo, o que eu vi! Nessas eleições! Só mesmo vendo yá.Vi de tudo um pouco.
Tudo começou com a problemática da Tia Luzia, se tinha ou não tinha d ser a presidente da CNE …
Ó primo! Isso deu conversa yá. Os do partido da oposição diziam que ela não podia fazer parte da presidência porque ela é membro da OMA, aquela organização onde a tua dama foi te queixa lá quando lhe mbendaste…
Olha, ne mais …. Que as vezes um gajo já nem entende se é uma instituição pública ou uma organização partidária, porque elas fazem trabalhos que seria da tutela do ministério da promoção da mulher. E tanto mais que o partido da situação tentou defender isso d que aquela organização era uma organização não partidária. Agora só não sei se é uma ONG ou uma EP. Mas você se lembra bem que aquela organização pertence ao partido da situação, até porque nós os dois pertencemos a OPA e sempre nos ensinaram isso…
Tanto mais que uma senhora, da OMA matou o filho dela porque disse que votaria num partido da oposição e que fazia parte de dum partido que não o partido da situação.
Mais tarde apareceu um membro do partido da situação que veio a terreiro dizer que o elemento havia morrido de diarreia. Ephá era muita coisa.
Depois foi quando nomearam um outro elemento que se pré-dispôs em ficar com o cargo. Houve barulho, mas não passou daí.
O primeiro caso com que se deparou o camarada era sobre os cadernos eleitorais. Segundo o líder da Unita, os cadernos não estavam em conforme.
Segundo eles (os da Unita) havia aldeias onde existia mais de mil cidadãos votante, mas que só havia quatrocentos catalogados.
Outros até, quando fossem confirmar os seus nomes, nas listas não lá constavam. Uns tiveram de se registar novamente.
Diga ??
Sim, tinha um tempo determinado, como você disse. Mas, mais tarde os responsáveis da CNE disseram que quem não se tinha registado ainda podia fazer o seu registo e quem não havia ainda confirmado podia faze-lo mesmo depois de ter terminado a campanha de registo…
Ainda no decorrer deste processo todo, houve makas e makas . Eu por exemplo tive de ir votar no Rangel .
O que !!???
Isso é longe ??
Ché wí, conheces o Gabilson ??
Yá, ele num vive aqui na rua? O nome dele saio no Kuando-Kubango e BigLoy o nome dele saiu no Huambo o Kambachi o nome dele saio no Namibe , o Mussunda nome dela saio em Cabinda , todos ele vivem mesmo aqui connosco na rua .
Como??
Perguntaste se como isso foi possível ?? Mano, também não sei.
Só sei que muita gente não votou, tenho colegas de escola que os nomes saíram muito distantes das zonas onde vivem, tipo você vive na mabor a mensagem diz que tens de votar na samba, uns vivem na maianga mas tinha de ir votar em Viana, ephá era uma confusão e tanto. E depois com aquele clima que mais parecia um estado de sítio, muita gente optou por não sai de casa. Por isso é que na província de Luanda observou-se o nível de abstenção que vimos nos dados apresentados e que era abismal diga-se em abono da verdade, não porque os manos os quisessem mas muito pelo facto das pessoas não quererem se deslocar de um local pra o outro só pra votar.
Eu??
Votei, ché eu mais, num mayei. Meu nome saio no rangel, numa escola primária, peguei mesmo um candongueiro e tufa. Votei, esta brincar o que..
Ahm ??
Ché comé !! Voto é secreto.
Yá, depois destes problemas todos, apareceu o líder da Unita em acção. Dizendo que seu partido não participaria nas eleições se as irregularidades não fossem vistas, isso uma semana antes das eleições. Pedia que fosse dado mais um mês para que fossem revistas as irregularidades. Convocou inclusive uma manifestação que era suposto meter cerca de cem mil militantes, que acabou tendo apenas a terça parte.
Se lhe foi dado ???
Era isso que querias saber?? Claro que não, acho pessoalmente que fizeram bem porque senão atrapalharia muita coisa. Só já com aquele um mês o país estava praticamente parado, ninguém estudava e muita coisa estava parada, não tínhamos (presidente) ephá era um caos.
E também chegou um tempo, que as pessoas já nem entendiam qual era a verdadeira pretensão da Unita e do seu líder.
Era ele que reclamava que vocês que estão aí na Europa e nas outras partes do mundo, podiam muito bem votar e que também a situação do voto antecipado seria um facto. Mais tarde, quando todos os partidos e principalmente o Mpla que era visto como o partido que fazia um finca-pé quanto a esse assunto, resolveram Reeve o assunto. Não é que a Unita começou a demarcar-se porque acharam que isso favoreceria o Mpla . Ephá era de loucos mano. È por isso eu ando a te dizer :” Eu politica! nunca”.
Foi quando começou a campanha eleitoral. Ó mano, aí é que eram elas …
No primeiro dia de campanha, dois partidos da oposição não ocuparam o seu tempo de antena, por motivos apresentados.
Quais os motivos, era isso que queres saber ???
Segundo eles, os motivos eram do engarrafamento esse era um e o outro dizia que era devido a produtora que atrasou o processo …
Quando chegou já a campanha propriamente dita, ó mano.
Enquanto uns faziam propostas de grande vulto e algumas até ilusórias. O Mpla só lhes dava muito ANGOLA FAZ, outros mostravam corrupção, lixos, casas demolidas. Mas o Mpla só lhes respondia com ANGOLA FAZ. Outros pegaram nas contas bancárias do presidente do Mpla, fala da família dele etc etc. E o Mpla olhava pra eles e toma lá… ANGOLA FAZ.
Ahm !
Perguntaste se os órgãos de impressa pública foram mesmo imparciais.
Che mano, não te metas o que eu vi. No telejornal tanto da ZIMBO como o da TPA, enquanto os partidos da oposição tinham apenas 5 minutos de fama (antena), o Mpla ocupava o noticiário todo, com campanhas (extra tempo de antena), e comícios do seu presidente, e em algumas vezes com direito à transmissão em directo. E o jornal de Angola e a Rádio nacional é aquilo que você muito bem conhece. Só mostravam e falavam sobre desertores de outros partidos que iam para o Mpla e dos da UNITA que iam para CASA-CE, ephá era uma cena que até dava graça.
Diga !!
Ephá é o que se dizia por aqui, afinal você também lá ouviu?
Yá, dizem ser os marketeiros que meteram o Lula e a Dilma no poder. Dizem que são dos melhores marketeiros políticos do Brasil e que trabalham pra o PT.
Alguns perito na matéria, diziam que não era legitimo o que o Mpla fazia porque aquilo era obra do estado e que naquela altura das eleições o mesmo não devia usar as obras pra campanha. Mas se podia ou não o que sabemos é que foi usada e ninguém fez nada. Tipo já aquele ditado que você usava bué aqui na banda “Os cães ladram e a caravana segue”.
Yá e depois veio já a fase da ditas eleições.

Diga, diga !?
Não, até não. No que concerne a organização mano, sem comentário tudo a pipi, maravilhoso, espectacular, Formidável, surreal, desmedido, colossal, ephá já não têm adjectivo para qualificar aquela organização mano, é que Camões não inventou um só adjectivo que pudesse qualificar aquela organização. A todo o nível espectacular, até o pessoal do bairro só dizia: “Se pudessem só fazer isso, aos serviços de identificação municipais ficaríamos muito feliz, isso só mostra que é possível mais nunca fazem “.
Votamos civicamente como nos haviam pedido, quer dizer alguns nem, porque muitos ficaram sem votar… Logo depois começou a surgir os primeiros resultados provisórios, dando vitória ao Mpla e semanas depois saíram os resultados definitivos, onde o Mpla confirmou a vitória com números que deixou muita gente triste….
Os observadores internacionais reconheceram o mambo, mas os partidos da oposição não. Entendeste nem? Os partidos da oposição não ….
Fizeram mais algum barulho só para mostrar que estavam vivos e dai não passou. O mais anedótico é que todos eles diziam não reconhecer as eleições e a vitória do Mpla, mais que os seus deputados, tomariam posse na assembleia nacional. Se os números de deputados dados a cada partido eram resultados das mesmas eleições que alegavam fraudulentas !, como eles reconheciam um lado e não o outro? Ò meu primo politica, ando mbora ti falar: Eu politica! Nunca.
Não percebi???
Òh !! Viste a tomada de posse na TPA INTERNACIONAL? Mas a campanha eleitoral eles não passaram. Esses irmãos são lixados.
Yá estava uma coisa bonita, foi a primeira vez que um presidente Angolano tomou posse, depois de mais de 35 anos de independência. Até e vergonhoso, mas é o nosso país ATÍPICO, vamos fazer mais como. Tudo aqui é ATÍPICO.
E o mais engraçado…. Alô, Alô, Alô, Primo, Pidji, Pidji, estas aí ???
Bazou a rede.

2 comentários:

  1. XTOU FELIZ EM CONHECER ESTE TEU LADO DIAMANTE ... PARABÉNS PRA MIM POR TER UM BROTHER COM A XCRITA LAPIDADA E CM FUTURO BRILHANTE NEST UNIVERSO LITERARIO. PAZ E AMOR BRÓ E XTAIS CONDENADO A NÃO PARAR DE XCREVER PLEASE SEMPRE A CONSIDERAR PROJ.MENTE ABERTA

    ResponderExcluir

Sem biffs